domingo, 9 de agosto de 2009

Onde andarão os apaziguadores?

"Não sei você, mas estou realmente farto desse clima de guerra civil que assola o Rio Grande do Sul (...)

Os últimos acontecimentos na esfera de nossa vida pública estão aí para provar o que eu desejaria fosse apenas uma afirmação exagerada (...)

Praticamente todos os dias, (...) acusações sem provas contra nossas autoridades fazem parte do nosso cotidiano há meses; movimentos corporativos nos brindam com propagandas difamatórias, como recursos válidos de enfrentamento (...)

A acreditar na imprensa nacional, temos (...) uma oposição que insiste injustamente em culpar a atual governadora por todas as nossas mazelas (...)

Estamos mais interessados em destruir o adversário político do que restaurar nossa dignidade estadual. Parece que nos dá prazer ver o circo pegar fogo, pelo simples gosto do incêndio (...)".

Trechos do desabafo de um cansado Luciano Alabarse, publicado na Zero Hora em fevereiro último. Os grifos são meus.

Porém, como só o cinismo ou o analfabetismo político - para lembrarmos aqui de um grande e engajado dramaturgo - fariam alguém confundir revanchismo com responsabilização, La Vieja não viu nenhum motivo para aplausos.



"O governo não consegue trabalhar em paz. Numa democracia, as denúncias devem ser feitas, mas deveriam ter provas".

Comentário de Lia Luft - em reportagem de ZH intitulada "Bandeira branca no pampa", publicada também em fevereiro último - ao acima citado texto de Luciano Alabarse. Para a "amiga da governadora", afirmava então ZH, "o Estado vive um momento de acusações 'gravíssimas' sem provas que provocam intranquilidade". Os grifos são meus.



"Querido Paulo Sant’Ana. Bom dia! (...)

Esta será uma mensagem para eu não adiar mais o que queria: te contar coisas escrevendo à mão, como é do meu tempo, o tempo do respeito (...)

(...) quando tomei em 2005 a decisão de buscar governar o Rio Grande foi porque havia (...) uma boa política no tempo das tão más políticas (...)

(...) meus filhos, se foram em agosto de 1996, viver em outras terras sem essa cultura que crescia por aqui, e que tanto prejudicou o Rio Grande. Eu fiquei. Por uma ideia. Por uma intensa necessidade de comunicação, pela vida como ela é para cada um, por fazer política, que é bom fazer quando se tem ética, responsabilidade, sem medo da mudança, de estar à frente do batalhão (...)

No giro pelo Brasil duas coisas me deixaram feliz: primeiro com o orgulho dos outros brasileiros porque o Rio Grande saiu das manchetes nacionais negativas (...) Segundo, porque a honestidade da Yeda que eles conhecem foi provada, olhado documento por documento, rastreado cheque por cheque, a casa é limpa! (...)

Considero a coletiva do Dr. Mauro Renner quando provou a idoneidade da casa como o ‘The End’ do meu filme. Pude (...) continuar governando o Rio Grande, eleita que fui para honrar compromissos (...) O povo sentiu-se aliviado, a sombra carregada da dúvida (...) foi afastada. Brilhou o sol de novo, a alegria podia ser mostrada à luz do dia. Este o 2008, o ano que terminou com Déficit Zero e a honestidade provada da governadora (...)

(...) desde a famigerada Operação Rodin (...) por todas as razões que não interessa aqui descrever (...) Eu fiquei no escafandro. De certa forma, estarei nele até que possa ter o produto final (...)


Mas não desisto, não vou entregar prus ôme de jeito nenhum, amigo e cumpanhêro (...)

Abraço muito afetuoso


(ass.) Yeda Crusius, governadora do Estado".

Carta da governadora Yeda Crusius, em fevereiro último, ao seu mais senil assessor de comunicação. Os grifos também são meus.



La Vieja espera, enquanto mateia despacito, pela manifestação dos ilustres cidadãos acima arrolados, preocupados que são com a ética e com o clima político guasca.





(No retrato, reprodução da capa do romance "Onde andará Dulce Veiga", de Caio Fernando Abreu, colega de faculdade da governadora, que em vida foi muito amigo de Luciano Alabarse. Segundo uma sua sinopse, "esta ficção-verdade desvenda (...) a convivência com um mundo opressivo e a maneira de fugir dele")


Do blog La vieja bruja

Nenhum comentário:

Postar um comentário