quarta-feira, 20 de abril de 2011

Coca-Cola: exemplo de apropriação indébita do discurso alheio

Sabemos que as companhias transnacionais usam e abusam do planeta, como se fossem eleitas por algum ser onipresente e autorizadas a fazer da Terra uma cloaca. Pois não bastasse tal atributo que poderíamos denominar de cheque em branco, sentem-se ainda no direito de usar o discurso construído pelos que sempre se opuseram às suas falcatruas. 
Peguemos como exemplo para ilustrar o exposto acima, o esforço feito, por instituições financeiras historicamente exploradoras de nossa economia, para posarem de benfeitoras do meio ambiente ou preocupadas com a assistência social.
É neste contexto de hipocrisia pura e simples que a Coca-cola (companhia estadunidense) usa em sua publicidade expressões incríveis como "sua mãe é esta Coca-cola toda". Ou seja, usam nossa própria mãe para nos convencer a bebermos este líquido preto, que entre inúmeros elementos que prejudicam a saúde, está a folha de Coca.
Agora vieram com outro comercial, em tentam nos convencer a nos envenenarmos com o dito refrigerante porque, entre outras coisas,  "para cada arma que se vende no mundo, 20 mil pessoas compartilham uma Coca-cola". Ora, não foi a Coca-cola a maior beneficiária das inúmeras guerras e milhões de mortos que os EUA promoveram pelo mundo e que levariam ao American way of life (estilo de vida americano)?
A hipocrisia desta gente não possui mesmo limites.

Um comentário:

  1. Texto inquietante e perturbador esse seu. Somos bombardeados por mensagens subliminares todos os dias, mas, de todas, a coca-cola é a que melhor explora nossa falta de senso com a política suja que está por detrás dessas máscaras de felicidades norte-americanistas de ser. Adorei o texto e a claridade... Obrigado por nos ajudar a acender a luz!!! Abração e, mais uma coisa, tu sabes lidar muito bem com as palavras muito bem!!! Até mais!!!

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