quarta-feira, 24 de abril de 2013

Com ousadia e inovação, empresa gaúcha desafia gigantes Ambev e Coca-Cola

Fundada em 1924, instalada em Lajeado, e possuindo hoje pouco mais de 900 funcionários, a Fruki ultrapassou em 2012 o guaraná Antártica na preferência do público gaúcho. Investindo em práticas ambientais como o uso de energia solar e o aproveitamento de água da chuva na manutenção de suas unidades, a empresa pensa alto e desafia gigantes do setor no mercado do Rio Grande do Sul.
Marco Aurélio Weissheimer

Foto: Afebras
Competindo com gigantes do setor de bebidas, como a Ambev e a Coca-Cola, uma empresa do Rio Grande do Sul vem conseguindo verdadeiras façanhas nos últimos anos. Fundada em 1924 e instalada em Lajeado, a Fruki ultrapassou em 2012 o guaraná Antártica na preferência do público gaúcho. “Isso ocorreu no ano em que a Ambev ultrapassou a Petrobras como maior empresa do Brasil; mas aqui no Rio Grande do Sul eles perderam para nós”, disse com um misto de orgulho e bom humor o diretor-presidente da Fruki, Nelson Eggers, que foi o palestrante da reunião-almoço da Câmara Brasil-Alemanha, realizada no dia 18 de abril, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

O antigo rótulo da Laranjinha, produzida pela Bella Vista
Durante cerca de quarenta minutos, o empresário fez um resumo de uma história de 89 anos (52 deles acompanhados diretamente por ele), que começou com uma pequena fábrica de cerveja aberta por seu avô, um homem que, antes disso, já havia sido agricultor, construtor de pontes e dono de um hospital. A pequena fábrica de cerveja, em Arroio do Meio, que deu origem ao que é a Fruki hoje, foi aberta com o suporte tecnológico de um livro em alemão gótico datado de 1857, utilizado pelo avô de Eggers para começar a produzir. A trajetória da empresa é pontuada por uma decisão ousada: o desenvolvimento de uma marca própria. Em 1971, a empresa deixa a fábrica de Arroio do Meio, se instala às margens da BR-386 em Lajeado e lança a marca Fruki (até então era Bella Vista). A partir daí, contando com incentivos do Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem) e investindo em tecnologia, qualidade de gestão e sustentabilidade ambiental, a Fruki não parou mais de crescer.
Nelson Eggers dedicou uma parte importante de sua fala na Câmara Brasil-Alemanha para falar de valores e compromissos ambientais. “Para nós essa é uma questão de princípio. Em 1988, nós instalamos a nossa primeira estação de tratamento de efluentes, antes que as grandes empresas que são nossas competidoras começassem a falar em sustentabilidade e coisas do gênero. Nós sabemos muito bem o que é sustentabilidade, pois a praticamos há muito tempo. Aproveitamos a água da chuva, utilizamos energia solar, estimular práticas ambientais dentro e fora da empresa”, contou o empresário.

Nelson Eggers: capacidade de armazenamento de 1,6 milhão de litros de água da chuva.
Entre 2006 e 2012, exemplificou com orgulho, a empresa conseguiu uma economia de 19% no uso de água. Para tanto, a Fruki tem uma capacidade de armazenamento de 1,6 milhão de litros de água da chuva, que é utilizada em caldeiras, sanitários e jardins, entre outros usos. Para fabricar sua linha de refrigerantes, utiliza água mineral, a mesma que comercializa sob a marca Água da Pedra. “É bom perguntar com que água outros refrigerantes são feitos; pode haver algumas surpresas”, assinalou. Ainda na área ambiental, o empresário citou o Programa Futuro do Planeta, implementado em escolas da região para estimular boas práticas ambientais.
Investindo prioritariamente no mercado do Rio Grande do Sul, a Fruki tem planos ambiciosos para o futuro. Neste ano, a empresa vai investir R$ 95 milhões na ampliação de sua matriz, em Lajeado, na construção de um novo centro de distribuição em Canoas (já em fase de instalação), e na construção de uma nova fábrica, ainda sem local definido. Mais de 40 municípios já mostraram interesse em receber a unidade que deverá produzir sucos, chás, bebidas vitaminadas e isotônicas.
A empresa possui hoje mais de 900 funcionários, um sistema de produção totalmente automatizado (que inclui a produção de suas próprias garrafas PET) e capacidade para elaborar 300 milhões de litros/ano, em sete linhas de produção. Após conquistar o primeiro lugar (37%) do mercado de guaraná no Rio Grande do Sul, a empresa busca ampliar sua presença em outros segmentos, como o dos refrigerantes cola, não temendo a concorrência da gigante que há neste setor. “Temos uma meta de, em 20 ou 30 anos, tornar o Fruki-Cola líder do mercado no Rio Grande do Sul”, revelou Eggers.

Eggers: a Fruki ultrapassou em 2012 o guaraná Antártica na preferência do público gaúcho.
Nesta trajetória bem-sucedida, o empresário destacou a importância da implementação de programas de qualidade de gestão e contou um pouco do tempero pessoal que coloca nesse processo. “Participo da admissão de todos os funcionários; todos eles passam um período em Lajeado, mesmo que trabalhem em Bagé, Uruguaiana ou outro município. Nossos funcionários são universitários ou técnicos especializados em alguma área”. Emocionado, Nelson Eggers também destacou o Programa Integrar, que emprega um grupo de jovens com necessidades especiais. Após a fala do empresário, o presidente da Câmara Brasil-Alemanha, Everson Oppermann, comparou, com bom humor, a forma como Nelson Eggers vive sua atividade como empresário à figura de um evangelista: “essa disposição para falar com todos os funcionários na admissão revela o papel de evangelista, um frukista, no caso”.
Em um mercado crescentemente oligopolizado, a experiência da Fruki relatada por seu diretor-presidente parece representar mais do que um mero modelo de qualidade de gestão, apontando para a possibilidade de criar marcas e produtos próprios, de valorizar a diversidade também na economia, com características diferentes e práticas ambientais não muito comuns hoje em dia.

Via Sul 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário