terça-feira, 27 de outubro de 2009

"Defensivos" ou "Ofensivos"?


Durante toda a minha formação de Técnico Agrícola (e mesmo depois disso) ouvi falar em Defensivos Agrícolas, que nada mais são do que venenos aplicados na lavoura (sobre os alimentos que consumimos). Ora, isto é simplismente um escárnio, uma zombaria com a inteligência das pessoas.
Por causa disto, algum tempo depois me revoltei com esta denominação. Passei a chamar os agrotóxicos de Ofensivos Agrícolas. Isto logicamente me custou muitas caras feias de representantes das multinacionais dos agro-químicos, mas ao menos eu estava em paz com minha consciência.
Como podemos chamar de "Defensivos" algo que não defende nada? Ao contrário, apenas ofende o meio ambiente e a nossa saúde. Isto sem falar nos milhões de agricultores que ficam reféns de uma lógica de mercado perversa em que são obrigados a comprar "pacotes" de insumos que inclui os ofensivos, adubos químicos e sementes patenteadas por transnacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário