quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Joaquim Barbosa: aceito denúncia de peculato e lavagem de dinheiro contra tucano

Tucano de Minas é acusado de peculato e lavagem de dinheiro

Tucano de Minas é acusado de peculato e lavagem de dinheiro


O ministro Joaquim Barbosa, do STF, acaba de concluir seu voto sobre o caso do mensalão tucano, no qual o senador e ex-governador Eduardo Azeredo (PSDB) é acusado do desvio de verbas de estatais de Minas para sua campanha eleitoral.

O voto de Barbosa, de 180 páginas, começou a ser lido ontem e só foi concluído na tarde dessa quinta-feira, 5.

Barbosa enumerou, exaustivamente, todos os indícios que apontam para a participação do tucano nos crimes que lhe são imputados. O ministro recaptulou a parte do voto exposta ontem, na qual aceita a acusação formulada pelo Procuradora-Geral da República, que aponta lavagem deR$ 3,5 milhões, desviados de estatais de Minas sob pretexto de patrocínio de um evento esportivo, o Enduro da Indpendência, para a campanha tucana.

“Ante o exposto aceito a denúncia de lavagem de dinheiro, a exemplo do que fiz na sessão anterior, por peculato”, disse Barbosa ao final da leitura de seu voto. “Determino o exercício imediato da instrução, independente de eventuais embargos declaratórios, sobretudo porque envolve fatos que ocorreram há 15 anos, portanto, a possibilidade de prescrição é alta”, completou.

Encerrada a leitura do voto de Barbosa, relator da denúncia, os ministros do STF iniciaram discussão sobre o caso. Se a maioria dos ministros votar com o relator, o STF inicia a ação penal que torna Eduardo Azeredo réu do mensalão tucano.

Do Conversa Afiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário