sábado, 23 de janeiro de 2010

Coronel uruguaio é extraditado para a Argentina



Juan Manuel Cordero passou por exames em Uruguaiana

O coronel Juan Manuel Cordero Piacentini foi extraditado para a Argentina por volta das 13h deste sábado depois de passar por exames clínicos na Santa Casa de Uruguaiana. Cordero foi levado até a fronteira com a cidade de Paso de Los Libres, onde foi entregue a autoridades do país vizinho.

O militar é acusado de ser responsável pelo desaparecimento de onze pessoas e pelo sequestro de um bebê durante ditaduras do Conesul. Ele teve a extradição autorizada em agosto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas permanecia em Livramento, devido a problemas de saúde. Na sexta-feira, após receber a confirmação de que o governo argentino se responsabilizaria pelo tratamento médico necessário a Manuel Cordero, o hospital o submeteu à nova avaliação médica, liberando a sua remoção.

Hoje pela manhã Cordero foi transportado em ambulância-UTI, custodiada pela Polícia Federal, até a cidade de Uruguaiana (RS), fronteira com a Argentina. Em Uruguaiana, Manuel Cordero passou por nova avaliação médica, sendo que o próprio governo argentino disponibilizou uma ambulância para buscá-lo.

O militar uruguaio estava preso no Brasil desde 26 de fevereiro de 2007, aguardando a decisão do processo de extradição no STF, sendo que em agosto do ano passado foi determinado o cumprimento da prisão no âmbito domiciliar para tratamento médico.



Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário