quinta-feira, 22 de julho de 2010

Bioma Pampa já tem 54% de devastação



Mais da metade do pampa gaúcho desapareceu, aponta Ministério do Meio Ambiente

Segundo pesquisa inédita do Ministério do Meio Ambiente, até 2008 o desmatamento já havia consumido 54% do bioma. Se for levado em conta apenas a vegetação nativa, os números são ainda mais assustadores. Apenas 36% do pampa se manteve e os 10% restantes são de corpos d'água.

O levantamento do ministério registra uma devastação, de 2002 a 2008, de 2.183 quilômetros quadrados. O município de Alegrete desponta como campeão de áreas desmatadas, com 176 quilômetros quadrados no período de seis anos. Em seguida, surgem Dom Pedrito, com 120 quilômetros quadrados, e Encruzilhada do Sul, com 87 quilômetros quadrados.

De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, as causas da devastação do bioma ainda estão sendo investigadas. Ela sugere, porém, que a produção de soja, celulose e a pecuária estão são os principais agentes do desmatamento.

— No passado, a causa estava relacionada à questão pecuária. Mais recentemente, surgiu uma discussão sobre reflorestamento por conta das papeleiras e um pico de entrada de soja. Mas agora vamos avaliar — disse Izabella.

Continue lendo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário