Em sua primeira viagem internacional como governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro chegou ao Uruguai, neste domingo (06), com a missão de traçar um projeto conjunto de desenvolvimento econômico. Trata-se de uma agenda bilateral, voltada ao estreitamento das relações econômicas e diplomáticas com o país vizinho.
O governador foi recebido pelo embaixador do Brasil no Uruguai, João Carlos de Souza Gomes, e pelo secretário da Presidência da República, Diego Cánepa Baccino. A presença de Tarso Genro em Montevidéu é destaque na imprensa uruguaia. Os jornais El Pais e La Republica entrevistaram integrantes do governo para ressaltar a importância da relação com o Brasil.
O ministro de Transporte e Obras Públicas do Uruguai, Enrique Pintado, pretende discutir a possibilidade de transformar o aeroporto de Rivera em um terminal binacional, visando à Copa do Mundo de 2014. Outra prioridade para o setor é a construção de uma rede de ferrovias entre os dois países.
Nos três dias em Montevidéu, uma das metas de Tarso é pleitear que o Rio Grande do Sul seja sede das comemorações dos 20 anos do Mercosul, que ocorem em 2011. "O desejo do Governo do Estado é ser o protagonista do bloco a partir desta viagem" afirma o assessor de Cooperação e Relações Internacionais do Gabinete do Governador, Tarson Nuñez.
Integram a comitiva os secretários de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik; da Agricultura, Pecuária e Negócios, Luiz Fernando Mainardi; da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cléber Prodanov; e Tarson Nuñez.
Agenda do governador para esta segunda-feira (07) em Montevidéu:
9h - Café da manhã na residência do embaixador do Brasil, João Carlos de Souza Gomes
10h15min - Solenidade no monumento do herói uruguaio José Gervásio Artigas
10h30min - Encontro com a Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul
16h - Audiência com o presidente do Uruguai, José Mujica Cordano, seguida de entrevista à imprensa
17h30min - Participa da cerimônia Visitante Ilustre, distinção feita pela prefeita de Montevidéu, Ana Oliveira
Muito bom, muito bom, tanto Tarso como Dilma estão indo muito bem. E que continuem assim.
ResponderExcluir