segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Governador Tarso Genro realiza agenda de cooperação bilateral com o Uruguai



Foto destaque No desembarque em Montevidéu, Tarso foi recebido pelo embaixador brasileiro

Em sua primeira viagem internacional como governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro chegou ao Uruguai, neste domingo (06), com a missão de traçar um projeto conjunto de desenvolvimento econômico. Trata-se de uma agenda bilateral, voltada ao estreitamento das relações econômicas e diplomáticas com o país vizinho.

O governador foi recebido pelo embaixador do Brasil no Uruguai, João Carlos de Souza Gomes, e pelo secretário da Presidência da República, Diego Cánepa Baccino. A presença de Tarso Genro em Montevidéu é destaque na imprensa uruguaia. Os jornais El Pais e La Republica entrevistaram integrantes do governo para ressaltar a importância da relação com o Brasil.

O ministro de Transporte e Obras Públicas do Uruguai, Enrique Pintado, pretende discutir a possibilidade de transformar o aeroporto de Rivera em um terminal binacional, visando à Copa do Mundo de 2014. Outra prioridade para o setor é a construção de uma rede de ferrovias entre os dois países.

Nos três dias em Montevidéu, uma das metas de Tarso é pleitear que o Rio Grande do Sul seja sede das comemorações dos 20 anos do Mercosul, que ocorem em 2011. "O desejo do Governo do Estado é ser o protagonista do bloco a partir desta viagem" afirma o assessor de Cooperação e Relações Internacionais do Gabinete do Governador, Tarson Nuñez.

Integram a comitiva os secretários de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik; da Agricultura, Pecuária e Negócios, Luiz Fernando Mainardi; da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cléber Prodanov; e Tarson Nuñez.

Agenda do governador para esta segunda-feira (07) em Montevidéu:

9h - Café da manhã na residência do embaixador do Brasil, João Carlos de Souza Gomes

10h15min - Solenidade no monumento do herói uruguaio José Gervásio Artigas

10h30min - Encontro com a Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul

16h - Audiência com o presidente do Uruguai, José Mujica Cordano, seguida de entrevista à imprensa

17h30min - Participa da cerimônia Visitante Ilustre, distinção feita pela prefeita de Montevidéu, Ana Oliveira


Do Portal do Estado do RS

Um comentário:

  1. Muito bom, muito bom, tanto Tarso como Dilma estão indo muito bem. E que continuem assim.

    ResponderExcluir