terça-feira, 9 de agosto de 2011

Caça às Bruxas na Globo

Valei-me São Bartolomeu


Uma fonte na TV Globo conta que desde sexta-feira começou uma caça às bruxas na emissora. Eles querem saber quem foi que vazou para o Rodrigo Vianna o plano de desqualificar o novo ministro da defesa, Celso Amorim. Como era sigiloso e envolveu não mais do que 20 profissionais de três capitais, eles consideram que fazer o mapeamento e achar o "traidor" é questão de tempo. Só que eles ignoram que este tipo de segredo é de polichinelo, não dá para ser guardado numa redação. Por uma razão simples: um editor tem sempre outro editor com quem troca confidências. Repórteres, mesmo que tenham sido poucos e confiáveis os acionados, sempre comentam com os cinegrafistas - afinal têm uma amizade muito longa. E, não raro, há alguém que ouve, um auxiliar, um motorista... Portanto, esqueçam, será impossível descobrir de onde partiu a notícia que caiu como uma bomba no colo dos gestores. Dizem até que o Código de Princípios que estava planejado para ser divulgado depois de um Seminário, com pompa e circunstância foi antecipado. Os principais apresentadores do Jornal Nacional, Wiliam Bonner e Fátima Bernardes teriam sido convocados para trabalhar no fim de semana, fato raríssimo. Tudo para tentar apagar o incêndio de proporções desastrosas. Sinal de que há sim um grupo lá dentro muito insatisfeito com o comando do jornalismo. Na Avenida Chucri Zaidan, por exemplo, onde fica a sede da emissora em São Paulo, o clima é de tensão e medo. O vazamento é tratado como crime e ao traidor está reservada a forca, o esfolamento - como na pintura de Michelângelo na Capela Sistina - com consequente exibição de vísceras em praça pública. Ninguém mandou tratar jornalismo como se fosse mercadoria. Jornalismo é informação, sem viés ideológico, sem interesse econômico e político. Simples assim!

Do blog DoLaDodeLá

4 comentários:

  1. Gelso,

    Não sei se é muito importante essa questão da Globo, sendo mais que evidente as abordagens forçadas e sempre deletérias da mídia, linha auxiliar para retomada do poder pelas velhas elites. Assim como erregimentam quadros contra Amorim, o fazem contra todo e qualquer movimento do governo que possa merecer alguma simpatia das classes sociais. É o trabalho constante da Globo, que só mudará quando os velhos donos do poder retomareem o Estado. Aí, tudo volta à serenidade, e todas as malversações, tibiezas e canalhices caem no silêncio dos compadrios.

    ResponderExcluir
  2. A QUADRILHA AUMENTA!
    As algemas devem ser colocadas (novamente) no SENADOR PUNGUISTA FLEXA RIBEIRO.
    É muita safadeza. VEJA SÓ:
    DECRETO
    O GOVERNADOR DO ESTADO RESOLVE:
    nomear, de acordo com o art. 6º, inciso II, da Lei nº. 5.810, de
    24 de janeiro de 1994, combinado com a Lei nº. 7.543, de 20 de
    julho de 2011, FERNANDO DE SOUZA FLEXA RIBEIRO FILHO para
    exercer o cargo em comissão de Assessor Especial III, com lotação
    na Governadoria do Estado, a contar de 1º de agosto de 2011.
    PALÁCIO DO GOVERNO, 10 DE AGOSTO DE 2011.
    SIMÃO JATENE
    Governador do Estado

    ResponderExcluir
  3. Os velhos donos do poder? Eles estão mortos e enterrados. A sociedade - ainda bem - é dinâmica. E tudo se dissolve, tudo que é sólido se desmancha no ar e viva esse dinamismo que movimenta o motor social. Tem gente - infelizmente - que pensa olhando para trás.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, valeu, gerou até um post no (argh) depósito.

    ResponderExcluir