terça-feira, 29 de novembro de 2011

Boni confessa manipulação do debate Lula X Collor



Demorou, mas finalmente a confissão do que todo mundo já sabia, veio à tona. No famigerado debate da eleição presidencial de 1989 a Rede Globo manipulou deliberadamente o debate, para favorecer o candidato de direita Fernando Collor de Melo, contra o então candidato da esquerda Luiz Ignácio Lula da Silva. 

Vale lembrar que Lula vinha ganhando terreno, inclusive nas pesquisas (apesar destas também manipularem dados a favor de Collor) desde que ganhou apoio de Brizola ao final do 1º turno. 
Foi o maior golpe dado até hoje na jovem democracia brasileira pós-ditadura e que sempre foi negado por todos os envolvidos, inclusive por Alexandre Garcia, mediador do "debate".
Como se vê, a mentira mais uma vez teve pernas curtas. Pena que correu livre por tantos anos.

7 comentários:

  1. A manipulação não foi no debate, foi na edição do Jornal Nacional do dia posterior onde a Globo mostrou o pior do Lula e o melhor do Collor. E hoje os dois estão no mesmo campo político de sustentação do (bom) governo Dilma. Coisas do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Foi tanto na edição, quanto no debate e a fala do Boni comprova isto!

    ResponderExcluir
  3. Algo a assinalar: o próprio Lula reconheceu que, se eleito na época, talvez seu governo redundasse em uma série de equívocos que poderia comprometer a nascente democracia. A eleição de Collor, por outro lado, serviu como o aprendizado que um erro poderia ser contornado dentro do processo democrático, porque o candidato burguês poderia ser substituído por outro da mesma linha, e continuamos no capítulo da conciliação das elites até que, erros após erros, Lula conseguiu se elevar sobre uma plataforma muito mais moderada, o que reflete bem o país, com todos os seus desacertos e particularidades. Hoje, sentimentos falta de mais coragem para mudar as coisas que estão aí e agora podem ser mudadas, pois o contexto é de um mundo em desintegração, cabendo uma vanguarda revolucionária para superar as contradições do capitalismo.

    ResponderExcluir
  4. Gelso, o debate foi ao vivo e para todas as redes nacionais. A edição do JN no dia posterior realmente foi vergonhosa. E o Lula realmente não se saiu muito bem no debate. Aliás, foi um debate de péssimo nível.

    ResponderExcluir
  5. Desde criancinha ouço este mesmo papo de que estamos diante de um mundo em desintegração. Cheguei até - santa ingenuidade - a levar a sério esse discurso e levantei a bandeira do PT e até fiz -- veja só -- campanha para o Raul Pont. O capitalismo sempre esteve em crise, isso faz parte deste processo. O que efetivamente importa é que a humanidade não inventou outro sistema que capaz de fazer a necessária inclusão social com liberdade.

    ResponderExcluir
  6. Maia para ti cito apenas um pequeno trecho Clarisse lispector:
    "Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome."

    ResponderExcluir
  7. Os três pavilhões da revolução francesa, liberdade (ideal do século XIX) igualdade (século XX) e fraternidade ou solidariedade (século XXI). Os três são importantes e fundamentais.

    ResponderExcluir