domingo, 12 de fevereiro de 2012

PESSOAS DE ESQUERDA SÃO MAIS INTELIGENTES QUE AS DE DIREITA, APONTA ESTUDO

Um estudo canadense que inclui dados coletados por mais de 50 anos, diz que as pessoas com opiniões políticas de direita tendem a ser menos inteligentes do que as de esquerda. Ao mesmo tempo, adverte que as crianças de menor inteligência tendem a desenvolver pensamentos racistas e homofóbicas na idade adulta.
A pesquisa foi realizada por acadêmicos da Universidade Brock, em Ontário, e coletou a informação em mais de 15 mil pessoas, comparando o seu nível de inteligência encontrado na infância com os seus pensamentos políticos como adultos.
Os dados analisados ​​são dois estudos no Reino Unido em 1958 e 1970. Eles mediram a inteligência das crianças com idade entre 10 e 11 anos. Em seguida, são monitorados para descobrir suas posições políticas após 33 anos de idade. “As habilidades cognitivas são fundamentais na formação de impressões de outras pessoas e ter a mente aberta. Indivíduos com menores capacidades cognitivas gravitar em torno de ideologias conservadoras que mantêm as coisas como elas são, porque isso as fornece um senso de ordem”, dizem no estudo publicado no Journal of Psychological Science.
Segundo as conclusões da equipe, as pessoas com menor nível de inteligência gravitam em torno de pensamentos de direita, porque esse os faz sentir mais seguros no poder, o que pode se relacionaa com o seu nível educacional, inclui o jornal britânico.
Mas esta não é a única conclusão a que chegou o estudo.
Analisados dados de um estudo de 1986 nos Estados Unidos sobre o preconceito contra os homossexuais, descobriu-se que pessoas com baixa inteligência detectado na infância tendem a desenvolver pensamentos ligados ao racismo e homofobia.
“As ideologias conservadoras representam um elo crítico através do qual a inteligência na infância pode prever o racismo na fase adulta. Em termos psicológicos, a relação entre inteligência e preconceitos podem ser derivadas de qual a probabilidade de indivíduos com baixas habilidades cognitivas apoiarem com ideologias de direita, conservadoras, porque eles oferecem uma sensação de estabilidade e ordem “, acrescentou.
“No entanto, é claro que nem todas as pessoas pessoas prejudicadas são conservadoras”, disse a equipe de pesquisa.
 

9 comentários:

  1. Não conheço ninguém homofóbico e racista que manifeste algum grau de compreensão das relações humanas sob prisma social; não sei, contudo, da validade mesma dessa pesquisa, pois conheço alguns que não manifestam racismo e homofobia porque sabem ser tais manifestações uma autodeclaração de intolerância. Quanto à inteligência em si, não vejo que o ser humano, em geral, seja tão inteligente quanto ele se crê, e quee algumas pessoas "inteligentes" provocam males que pessoas "menos inteligentes" não provocam. Penso, enfim, que a questão em si não se resolve com uma só pesquisa. Mas que as pessoas conservadoras, tendentes à aceitação pura e simples de ordens dominantes avessas às mudanças que as pessoas socialmente de esquerda querem produzir, embora talvez não sejam menos inteligentes, cristalizam mais preconceitos que chamam de conceitos, e dogmas que não tem por dogmas, mas como verdades evidentes.

    ResponderExcluir
  2. Acho um pouco de "simplorismo" afirmar que pessoas de esquerda são mais inteligentes do que de "direita". Penso que pessoas conservadoras tem menos sensibilidade do que pessoas mais progressistas.

    ResponderExcluir
  3. O estado de Ontário no Canadá, a principal cidade é Toronto, é muito ligado aos EUA, onde a divisão ideológica se dá entre liberais e conservadores. Acho que o estudo quis dizer exatamente isso, os liberais (e não esquerdistas) são mais inteligentes do que os conservadores.

    ResponderExcluir
  4. Não adianta querer "tapar o sol com a peneira", Maia. Lá (nos EUA) liberal e esquerdista são sinônimos e portanto esta tua justificativa para tentar desqualificar o estudo não faz o menos sentido.

    ResponderExcluir
  5. Gelso, encontrei o original desse estudo, foi divulgado no site da revista Psyschology Today, você pode acessar aqui: http://www.psychologytoday.com/blog/the-scientific-fundamentalist/201003/why-liberals-are-more-intelligent-conservatives.

    O título correto é Why Liberals Are More Intelligent Than Conservatives.

    Liberals é uma coisa ser de esquerda é outra coisa. Muitos "liberals" ou liberais não são de esquerda.

    Eu me enquadro muito mais nos padrões liberals americanos do que conservatives. Aliás detesto os conservadores que são cegos em compreender as necessárias mudanças no mundo que estamos embutidos.

    O fato é que o texto não fala em esquerda, mas liberais. E uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

    ResponderExcluir
  6. Maia, veja o que diz a wikipédia sobre a esquerda:
    "O termo também é utilizado para descrever a social democracia e o liberalismo social (diferente do liberalismo econômico, considerado atualmente de direita)."
    E não adianta argumentar que é porque é a wikipédia em português, porque a inglesa fala a mesma coisa.
    No texto fala-se o seguinte:
    "...é razoável definir o liberalismo (em oposição ao conservadorismo) nos Estados Unidos contemporâneos como a preocupação genuína com o bem-estar dos outros não relacionados geneticamente e da vontade de contribuir com maiores proporções de recursos privados
    os para o bem-estar dos outros . No contexto político moderno e econômico, essa disposição geralmente se traduz em maiores proporções de pagar rendas individuais em impostos para o governo e seus programas sociais. Liberais geralmente apoiam tais programas sociais e impostos mais elevados para financiá-los, e os conservadores geralmente se opõem a eles."
    Ora, todos sabem que um liberal econômico jamais concordaria com tais políticas sociais. Portanto conclui-se que sejam liberais sociais, ou seja, esquerdistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, o que vc anda fumando? Tira essa camisa suja do guevara e vai trabalhar!!!! Ah, esqueci, trabalhar é contra sua posicão politica.

      Excluir
    2. Não adianta tentar explicar isso para esses conservas reaças brasileiros que de tão burros ainda enxergam esquerda e direita dos tempos da guerra fria... Liberais progressistas mutualistas são a nova esquerda faz tempos... Claro que há esquerdas caducas, coletivistas, socialistas ou comunistas não democráticas, mas essa é a esquerda conservadora... Ou seja, tá mais pra direita.... Kkk... E a velha direita conservadora que só enxerga liberdade econômica, pelo seu já consagrado resultado, mas ainda não enxerga valor nas outras liberdades, é BURRA demais pra entender o artigo...

      Excluir