sexta-feira, 24 de maio de 2013

Hungria destrói plantações com sementes transgênicas da Monsanto




O governo da Hungria decidiu eliminar as plantações feitas com sementes transgênicas da companhia multinacional Monsanto. O ministro do Desenvolvimento Rural do país, Lajos Bognar, afirmou que foram queimados cerca de 500 hectares de lavouras de milho nesta semana. A intenção é que o país não tenha nenhum fruto com origem de material geneticamente modificado.
As plantações destruídas estavam espalhadas pelo território húngaro e haviam sido plantadas recentemente, o que significa que o pólen venenoso do milho ainda não estava a ponto de ser dispersado no ar, não oferecendo perigo à população.
A Hungria é o primeiro país a tomar uma posição contundente na União Europeia a respeito do uso de sementes transgênicas. O governo vem destruindo diversas plantações oriundas dos materiais da Monsanto durante os últimos anos. O ministro Lajos Bognar afirma que os produtores do país são obrigados a certificar que não usam sementes geneticamente modificadas.
Devido à política de livre trânsito de produtos dentro da União Europeia, as autoridades húngaras não podem investigar como as sementes chegam ao seu território. No entanto, o ministro garante que “isso não impede que investiguemos a fundo a utilização dessas sementes em nosso território”. De acordo com a imprensa húngara, a Hungria ainda tem milhares de hectares nessas condições.
Os agricultores afirmaram que não sabiam que se tratava de sementes da Monsanto. A colheita deste ano foi completamente perdida, pois o período fértil para plantações já está na metade. Para piorar o cenário dos agricultores, a companhia que distribuiu as sementes geneticamente modificados declarou falência, o que impede que recebam compensação.

Com informações do Opera Mundi 

Via Sul 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário