sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Ibope prepara fraude em pesquisa para Dilma perder eleição

montenegro_ibope_aglibertolimaAE011020041

Ainda faltam oito meses para a eleição presidencial, a ministra Dilma Roussef, candidata do PT, vem subindo nas pesquisas ao ponto de atingir um “empate técnico” com o governador José Serra, candidato do PSDB, segundo a pesquisa CNT/Census, mas o presidente do Ibope, Carlos Montenegro, não se dá por vencido. Diz a diferentes públicos que o PT vai perder a eleição.

Em entrevista ao blog do João Bosco, do Estadão.com, o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, disse que os 30% da ministra Dilma Roussef registrados na recente pesquisa Sensus/CNT, esgotam o poder de transferência de votos do presidente Lula para sua candidata.

Segundo Bosco, Montenegro tem repetido a platéias de políticos de Brasília, como um mantra, que o PT não vence a eleição presidencial. Em um encontro com o DEM, ontem, sustentou que o eleitor sabe que Dilma é o PT no poder mais quatro anos, só que dessa vez, sem Lula.

“Não é a mesma coisa e faz toda a diferença”, explica. Pelo seu raciocínio, o PT deixou o governo no mensalão e Lula deixou o PT antes disso. Esse quadro ficará claro quando Dilma trocar o governo pela campanha.

Ele minimiza a vantagem de Dilma no Nordeste, que representa 28% do eleitorado nacional: a vitória do PT lá não será de 100%, ao contrário, passa apertada, e não compensará a derrota no resto do país, diz convicto.

Ele também afirma que Dilma começará a perder a corrida na medida em que a campanha chegar à fase dos palanques, programas gratuitos e debates.

Seus ouvintes acham cedo para tantas certezas, mas ficam impressionados com a decisão de Montenegro em expô-las. Afinal, para um dirigente do mais tradicional instituto de pesquisas soa, no mínimo, temerário, observa Bosco.

Montenegro está ensaiando o teatro que os institutos de pesquisa encenam a cada eleição, o de manipular os dados para favorecer os candidatos que lhe pagam pelos levantamentos.

Já podemos imaginar as pesquisas que o Ibope apresentará sobre a disputa presidencial (geralmente o instituto trabalha em parceria com a Rede Globo e com a Confederação Nacional da Indústria), distanciando cada vez mais o candidato tucano da candidata do PT.

O Ibope é mestre em servir aos seus clientes da direita. No ano passado, por encomenda da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), entidade que reúne e defende os interesses do agronegócio e dos latifundiários, o Ibope fez uma pesquisa que teve por objetivo desqualificar a reforma agrária.

Nessa pesquisa, o Ibope procurou demonstrar que os assentamentos não funcionam, não produzem e, portanto não geram renda para os trabalhadores assentados. Ao contrário do que disse o Ibope, nunca a agricultura familiar tocada por esses assentados produziu tanto alimento no país.

Quem quiser conferir é só acompanhar a visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve fazer na próxima semana ao Pontal do Paranapanema, em São Paulo, para visitar assentamentos do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra).

A pesquisa do Ibope foi feita por encomenda: para coincidir e incriminar os sem-terra pela invasão à fazenda de laranjas da multinacional Cutrale, em São Paulo, que segundo o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) está localizada em terras da União, e para criar clima favorável para a bancada ruralista instalar a CPI Comissão Parlamentar de Inquérito) do MST.

É assim que age o Ibope, cuja sigla significa Instituto Brasileiro de Opinião Pública. Com esse portentoso nome, Carlos Montenegro, em associação com gigantes da direita como a CNI e a Rede Globo, poderá montar o cenário que melhor interessar aos seus interesses, manipulando os números das pesquisas.

Eles contam com o senso comum de que o eleitor não gosta de perder seu voto. Desta forma, quando o candidato do eleitor aparece em desvantagem nas pesquisas, sua tendência seria votar no candidato melhor posicionado, para não perder o voto. Com a ajuda dos meios de comunicação, não é difícil fazer esse tipo de fraude.

Por tudo isso, como observou João Bosco, as declarações de Carlos Montenegro soam, no mínimo, temerárias. Portanto, é bom ficar de olho nas pesquisas. Principalmente as que forem feitas pelo Ibope, que está agindo como aquele juiz que inventa um réu e o condena antes mesmo do crime acontecer.

Blog do Geraldo Seabra

Um comentário:

  1. A fraude já esta pronta, nas urnas eletrônicas , para eleger quem o governo quiser, infelizmente o povo eleitor é apenas o palhaço do circo. vejam www.fraudeurnaseletronicas.com.br

    ResponderExcluir