sexta-feira, 17 de junho de 2011

FHC, THC e a Esquerda


Enquanto esquenta o debate sobre a liberação da maconha, com nulidades como FHC defendendo seu uso, sinto que ampla parcela das pessoas que se denominam de esquerda sente-se envergonhada em criticar tal disparate. Temem ser taxadas de "caretas" ou retrógadas. Pois eu não só repudio tais rótulos, como não aceito que o apliquem a quem se opõe à Cannabis
Desafio aqueles que acham que é caretice ficar contra uma droga que causa inúmeros males, além de ser a porta de entrada para outras piores, a se atirarem na frente do primeiro carro que passar pela rua. Na prática é a mesma coisa. Se é "legal", "descolado" ou seja lá qual o rótulo dado a quem prejudica sua saúde fumando esta imundície, também posso dizer que o é quem se joga diante de um automóvel. Digo isso só para provar a infantilidade de tal argumento.
Já tive inúmeras oportunidades de fumar o "bagulho", oferecido por "amigos" em minha juventude e sempre tive personalidade para recusar e é isso que quero ensinar a meus filhos e não aceito ser taxado disto ou daquilo.
Portanto, caros esquerdistas, progressistas ou coisa que o valha, não caiam na asneira de aceitarem o THC (princípio ativo da maconha) só porque o FHC disse que deve ser assim e ninguém da esquerda levantou a voz contrária. Este esquerdista que voz escreve pode ser voz isolada, mas está em paz com sua consciência.
 A título de informação, vai   abaixo a lista de malefícios devidamente "esquecidos", causados por esta substância (retirado da wikipédia):

Efeitos no controle psicomotor
Desajustes no controle e coordenação motora
Redução da atividade psicomotora
Alterações da percepção sensorial e temporal
Perturbações da comunicação oral
Inibição do movimento
Efeito cognitivos
Dificuldades de concentração
Distúrbios na memória a longo prazo
Danos em todos os estágios da memória incluindo codificação, consolidação e recuperação
Dificuldades de atenção
Dificuldades de leitura em voz alta
Diminuição da performance aritmética
Efeitos amnésicos (relacionados com a inibição da liberação de neurotransmissores)
Efeitos psicóticos
Euforia
Sensação de bem-estar
Sonolência
Sedação
Isolamento
Imobilização
Desordens psicóticas
Síndromes de delírio e ansiedade
Sentimento de pânico
Despersonalização
Aumento do apetite, marcadamente por alimentos doces
Efeitos físicos
Taquicardia
Aumento da pressão diastólica associada à diminuição do tônus parassimpático
Hipotensão ortostática (que causa tonturas e síncope)
Hipossalivação e secura da boca
Distúrbios de acomodação oftálmica e diminuição da reação da pupila à luz
Diminuição da secreção lacrimal
Dores de cabeça, náuseas, vômitos
Relaxamento muscular (que pode originar quedas)

Por causar perturbações na coordenação motora, na percepção e nas funções cognitivas e afetivas, o consumo de THC pode apresentar perigos na condução de automóveis, pilotagem de aviões e utilização de máquinas.

3 comentários:

  1. Ninguém pode ser favorável à disseminação do uso de drogas - inclusive as de qualquer bebidas alcóolica, e "remédios" como os antidepressivos, por exemplo, ou ainda as anfetaminas - mas o uso ou não é de prerrogativa do sujeito. É aceitável que você não queira seus filhos usuários de drogas (embora certamente os tolere como bebedores de cerveja), mas a discussão sobre a descriminalização da maconha (e, para mim, de toda e qualquer droga, aliás, para mim todas as drogas deveriam ser simplesmente liberadas) é legítima, com todo mal que o THC pode causar (creio que menores que o FHC). Alguns se sentem confortáveis com a vida; outros, muito menos; alguns, nada confortáveis. Para isso existem as substância estupefacientes e o suicídio - a fuga é, de fato, uma saída "individual". Socialmente, é claro, devemos esclarecer os males causados por todas as drogas postas no mercado, e que "experimentar" muitas delas pode ser uma porta para um beco sem saída. Mas proibi-las e, pior, criminalizar o uso, não é uma saída. Nisto até Efeagagá está certo. Não vi o filme em cartaz, mas um documentário sobre a desciminalização do uso de drogas em Portugal, após o que o consumo caiu, ao contrário do que afirmam os detratores.

    ResponderExcluir
  2. Retirando a parte de que THC pode causar males menores do que os causados por FHC (o que discordo, com veemência), concordo com todo o resto que foi dito por Marcos Nunes. E, numa boa, essa ladainha de direita x esquerda já encheu o saco.

    ResponderExcluir
  3. Dou graças a Deus todos os dias, por meu filho, hoje com 34 anos, não fumar, não beber e o que é melhor, não tomar qualquer tipo de droga. Se isso e ser careta ele é dos maiores e fico muito feliz que o seja..
    Dá pena ver todos os dias jovens sendo destruídos pelo uso da crack ou mesmo da cola de sapateiro, parecendo trapos humanos.
    Ai chega um quase senil para defender o uso da maconha.

    ResponderExcluir