sábado, 15 de agosto de 2009

Novo jeito de sofismar



Depois de ter defendido o ensino público em contêineres, a secretária de Educação do novo jeito de ensinar, Mariza Abreu, pediu uma "mudança de hábitos" nas escolas gaúchas.

"Em outros países, os alunos ajudam a limpeza das salas de aula (...)", argumentou a secretária.

La Vieja ainda não conseguiu entender, depois de trinta e poucas primaveras, por que determinada parcela da população brasileira acredita que, do fato de algo ser feito em outros países, necessariamente se segue que seja o melhor a ser feito aqui.

A declaração da secretária se trata de uma espécie de argumento de autoridade. Pelo fato de algo ser feito no exterior, segue-se que deve para cá ser transportado. Assim mesmo, sem discussão alguma e por sua determinação. Mas, e daí que se faz isso em outros países? Há algo que prove que isso é positivo, ou relevante para o processo educacional?

Uma falácia, portanto.

Nada impede que, pelo raciocínio da secretária, tanto o secretário da Saúde gaúcho quanto o Ministro da área comecem a pedir aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que ajudem na limpeza dos hospitais.



Como um governo com complexo de vira-lata e com uma secretária da Educação que não sabe distinguir um bom argumento de uma falácia pode dar certo?

La vieja bruja



("A Soberba - RS" é de Hupper, o sátiro dos pampas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário