segunda-feira, 21 de setembro de 2009

"Então ele sabia da casa?”

Em um depoimento prestado ao Ministério Público Federal, o ex-presidente do Detran, Sérgio Buchmann, relatou uma estranha conversa que manteve com o então chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, quando foi entregar seu pedido de demissão ao mesmo.

“E o Wenzel disse assim ‘então ele sabia da casa’, e o resto ele não se impressionou com nada, ele só disse assim ‘falou da casa’?”

Quem teria conversado com Buchmann sobre o “assunto da casa”? Segundo o ex-presidente do Detran, trata-se de Genilton Macedo Ribeiro, secretário adjunto da Administração. Genilton Ribeiro teria ido pedir a Buchmann para que calasse a boca sobre “os problemas” do Detran e, entre outras coisas, teria falado sobre a casa da governadora e sobre a partilha de propina no esquema do Detran.

Na sessão de hoje da CPI da Corrupção, foi apresentada uma parte do depoimento de Buchmann ao MPF que não incluiu o trecho referente à casa. O deputado Elvino Bohn Gass (PT) solicitou que, na próxima reunião da CPI, seja apresentado o vídeo onde Buchmann faz tais afirmações.

“Li esta parte do depoimento porque considero revelador que o Chefe da Casa Civil tenha dado mais importância ao tema da casa, que eu presumo seja a mansão da governadora, do que ao pedido de demissão que Buchmann apresentava naquele momento”.

O PT anunciou hoje que apresentará requerimentos para que tanto Wenzel quanto Genilton sejam convidados a depor. Para Bohn Gass, o que Buchmann disse é gravíssimo.

“Segundo ele, Genilton o procurou para mandar que calasse a boca, ou seja, não deveria expor à sociedade os problemas do Detran e, de modo especial, sua posição contrária ao pagamento da famigerada dívida da autarquia com a empresa de guinchos Atento. Contudo, a conversa com Genilton acabou revelando a Buchmann detalhes de toda a fraude do Detran, incluindo até mesmo a casa da governadora. Mas como ele não aceitou ser cúmplice da quadrilha, acabou demitido”.

Foto: Roberto Vinicius

Do RS Urgente

Nenhum comentário:

Postar um comentário