segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

ZH e o casal Crusius: furos e versões


Por Vivian Grossi Rauter
Não é só o governo Yeda que vive um período de desacertos. Desde a Operação Rodin e a CPI do Detran na Assembléia gaúcha que o jornal Zero Hora é constantemente "furado" por jornais e revistas do centro do país. Sem falar nas inúmeras notícias que blogs gaúchos divulgaram em primeira mão. O jornal ZH e a jornalista Rosane de Oliveira foram os últimos, por exemplo, a publicar as declarações do delegado Tubino, durante a CPI do Detran, sobre os supostos 400 mil dados por Lair Ferst para aquisição da famosa casa da senhora governadora. Tanto é que a própria Rosane de Oliveira, em seu blog, justificou as razões para o atraso da publicação da referida noticia.

Hoje (25), ZH, atinge o clímax em seu desacertos quando, em sua página 6, divulga que a "aliança do casal Crusius parece ter chegado ao fim". E afirma que a fonte é a coluna Painel da Folha de São Paulo. Na matéria, Zero Hora diz :

"O casal já morava em casas separadas - ela na residência da Vila Jardim, ele no apartamento de Petrópolis que compartilhavam até pouco depois da eleição”.

Esta informação contraria o que a jornalista Rosane de Oliveira divulgou em sua coluna há menos de 60 dias em uma nota intitulada “Porta aberta”:

"Quem convive com o casal Crusius garante que a extinção do Conselho de Comunicação, presidido até então pelo professor Carlos Augusto Crusius, não significará seu afastamento do poder. Um amigo dele e da governadora Yeda Crusius afirma que o professor está comprometido com o projeto desde o início e que não precisa do cargo para continuar opinando. Para manter a privacidade, Crusius conservou o apartamento que os dois ocupavam em Petrópolis, antes de Yeda ser eleita e comprar a casa na Vila Jardim. É lá que recebe os amigos e dedica horas e horas à leitura."

Naquela ocasião, na principal coluna política do jornal ZH, não foi divulgado que o casal morava em casas separadas. Não surpreende a Folha de São Paulo furar o jornal Zero Hora em assunto da política gaúcha; o que é surpreendente é a própria Zero Hora assumir a noticia da Folha de São Paulo "esquecendo" o que foi divulgado há pouco tempo por sua colunista política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário